HOME | QUEM SOMOS |SOLICITE SEU ORÇAMENTO |  CONHEÇA NOSSA LOJA VIRTUAL | CONTATO | LOCALIZAÇÃO PARCEIROS E CLIENTES

 

« voltar

Microcorrentes

Definição

Trata-se de um tipo de eletroestimulação que utiliza correntes com parâmetros de intensidade na faixa dos microamperes de baixa freqüência, apresentando corrente contínua sendo assim um tipo de corrente galvânica modificada, com valores de freqüência e com amperagem medidas em Milionésimos  de Ampére (mA).

Também chamada de MENS ( Micro Electro Neuro Stimulation )

Segundo Robinson e Snyder-Mackler ( 2001 ) o modo normal de aplicação dos aparelhos de microcorrentes ocorre em nÍveis que não se consegue ativar as fibras nervosas sensoriais subcutâneas e, como resultado, os pacientes não têm nenhuma percepção da sensação de formigamento tão comumente associada com procedimentos eletroterapêuticos ( estimulação subliminar ). Já Starkey (2001), relata que esta forma de estimulação elétrica tende a ser aplicada em nível sub-sensorial ou sensorial muito baixo, com uma corrente que opera a menos que 1000 microamperes.

Craft (1998) afirma que a microcorrente trabalha com a menor quantidade de corrente elétrica mensurável, e que isso é compatível com o campo eletromagnético do corpo.

Características Físicas

A Microcorrentes Galvânica Fsimatek libera corrente de forma  contínua , tendo uma forma de onda de pulso  monofásico retangular, revertendo periodicamente sua polaridade.

A duração de pulso de microcorrentes é maior que outros tipos de eletroestimulação. Um pulso de microcorrente típicoé de aproximadamente 0,5 segundo, que é cerca de 2500 vezes maior que um pulso típico de TENS. E estes aparelhos liberam no corpo uma corrente elétrica com amperagem de cerca de 1/1.000 do Tens.A duração de pulso da microcorrente é sempre igual ao intervalo entre os pulsos, independente da freqüência.

O Plano de atuação das microcorrentes é profundo, podendo atingir um nível muscular, e apresenta-se com imediata atuação no plano cutâneo e subcutâneo.

As microcorrentes têm características subsensoriais não causando desconforto ao paciente.

Efeitos da Estimulação Elétrica por Microcorrentes

1.      Aumento da produção de ATP em até 500%

2.      Aumento da síntese de proteínas

3.      Aumento da captação de O2 no local em questão

4.      Aumento do transporte de aminoácidos

5.      Aumento do transporte de membranas

6.      Etc...

Envelhecimento Facial

Podemos dizer que passamos por 5 fases de envelhecimento facial:

1-     Diminuição da Circulação – com a idade, decrescem o número e a dimensão dos capilares que levam oxigênio e substâncias nutritivas para a derme e epiderme. A Função dos vasos linfáticos é diminuída provocando insuficiência na eliminação de resíduos celulares. Com o decrescimento da vitalidade celular, todas as demais funções internas da célula, tais como, completa eliminação de toxinas e aporte de produtos nutritivos se tornam lentas. Isso faz com que as células da pele se atrofiem progressivamente.

2-     Insuficiência Intracelular – a não eliminação completa de toxinas juntamente com a falta de oxigenação adequada irão refletir numa trabsformação do aspecto exterior da célula da pele, podendo inclusive ocasionar anormalidades patológicas.

3-     Atrofia Muscular – um tecido muscular facial bem tonificado projeta um rosto jovem. Agora, como já visto, uma má circulação e nutrição inadequada da célula, ocasiona atrofia muscular.Esta atrofia provocará o aparecimento das linhas de expressão acentuadas, papadas, olheiras e outras características causadas pela idade.

4-     Marcas de Expressão – as marcas de expressão facial se geram também devido á região, cultura e tendências naturais da pessoa. A freqüência que repetimos, com o  passar dos anos estas expressõers faciais, forma o que chamamos de “linhas de caráter “. Sua formação é precedida pela contração de um músculo ou grupo de músculos opostos. Desta maneira, haverá uma tensão e a pele se debilita provocando uma prega ou ruga.

5-     Transformações devidas a regiões e comportamento social diferente – estas transformações podem alterar consideravelmente o estado dos tecidos faciais. Em algumas regiões os raios ultravioletas emitidos pelos raios solares podem ocasionar modificações permanentes no funcionamento celular, afetando a produção de pigmentos. Uma exposição prolongada a ventos poderá formar calosidades, endurecimento e secura da pele, aparecendo rugas. Deve-se ainda levar em consideração a má alimentação. Um regime alimentício incorreto poderá acelerar o envelhecimento, reduzindo a função celular e a regeneração dos tecidos.

Aplicação da Microcorrente

Recentemente, alguns aparelhos utilizam o recurso de inverter a polaridade automaticamente. O Microcorrente Fismatek funciona alternando polaridade positiva e negativa a cada 3 segundos.

A idéia básica da importância da polarização e portanto da necessidade de corrente polarizada e invertida no tempo, são as consideradas por Becker, ou seja, há a necessidade de polaridade para restabelecer a alteração nos sítios de lesão, já que a célula é negativa e o exterior é positivo. Assim, numa situação de lesão, há uma inversão da situação e as correntes de Becker passam a atuar. As informações celulares que passam pela membrana, necessitam de correntes polares para restabelecimento do equilíbrio elétrico local, e assim evitar os fenômenos de apoptose, que é a morte programada das células que foram pouco atingidas pela lesão e sofreram aquilo que se chama de lesão secundária. A microcorrente atende esse tipo de demanda e pode servir para restabelecimento dos potenciais locais.

Para tratamentos faciais sugerimos o uso de canetas com pontas metáticas. Para tratamentos corporais podemos além das canetas utilizar eletrodos de borracha condutora. A pele deve sempre estar bem limpa e desengordurada.É interessante pedir para o paciente ingerir líquido 1 hora antes do tratamento. Isso ajuda a concentração hídrica no tecido celular sub-cutâneo que oferece resistência á passagem da microcorrente.Pedir para o paciente retirar anéis, jóias ou outros objetos de metal.

A caneta eletrodo pode ser utilizada enrolando-se um algodão umedecido com água ou solução ( remédio ) em sua ponta metática.

Quando se utilizar o eletrodo de borracha, normalmente se utiliza o gel condutor.

Nas técnicas de rejuvenescimento facial ou corporal, podemos utilizar eletrodos de borracha ou as canetas eletrodos. A partir de agora daremos algumas sugestões de aplicação.Podemos esquematizar o movimento das canetas como:

·        As duas canetas se movimentam de dentro para fora;

·        As duas canetas se movimentam de fora para dentro;

·        Uma caneta fica parada enquanto a outra se movimenta de fora para dentro;

·        Uma caneta fica parada enquanto a outra se movimenta em zigue-zague de dentro pata fora

Cada movimento ( passo ) com a caneta, deverá ser feito durante aproximadamente 10 segundos. Geralmente são feitas 10 sessões com intervalos de dois dias entre elas. Depois uma sessão de manutenção pode ser feita a cada mês.

O Microcorrente Fismatek trabalha com eletrodos de borracha condutiva ( dois pares ) ou com 2 ( duas) canetas eletrodos.( pequena )  ou 2( dois) Bastões eletrodos ( grandes )

Para o nosso aparelho, orientamos que a técnica seja aplicada em três etapas: na primeira fase o objetivo é promover a movimentação de líquidos, na segunda promover a estimulação muscular e na terceira ionizar um produto com características nutritivas e hidratantes, próprias para revitalização cutânea.

1ª fase:

A movimentação dos líquidos proporciona alguns efeitos fisiológicos bastante importantes para a restauração dérmica, tais como:

· Elevação da temperatura local
· Formação de hiperemia
· Otimização do metabolismo
· Aumento da síntese de ATP e de colágeno
· Incremento da drenagem
· Desobstrução ganglionar
· Aumento das trocas iônicas intracelulares
· Mobilização de líquidos provenientes das circulações linfática e sangüínea
· Aumento da reabsorção de hematomas, edemas e cicatrização em pós-cirúrgicos

Como proceder na primeira fase:

Conectar os Bastões eletrodos ( grande) no equipamento,manter o Bastão de polaridade negativa parado no local de aplicação e movimentar o Bastão eletrodo positivo em sentido da musculatura para  a movimentação dos líquidos; realizar cada movimento por 10 segundos.

Para este procedimento a intensidade do equipamento deve estar entre 2 e 3.

2ª Fase

Já na segunda etapa, priorizamos a estimulação da musculatura com movimentação no sentido das fibras, seguindo-as em um mapa anatômico.

Como proceder na segunda fase:

Para esta fase, devemos utilizar os eletrodos de borracha, localizando o eletrodo negativo ao lado do eletrodo positivo, usa-se com gel condutor, fixa-se na pele com um micropore, e liga o equipamento regulando a intensidade conforma a sensibilidade da cliente, pois esta estimulação vai tonificar a musculatura, lembrando que não podemos utilizar uma intensidade muito alta para não causar fadiga muscular, portanto,  controlar a intensidade conforme a sensibilidade de cada paciente. Deixando agir de 10 a 15 minutos.

3ª Fase

A terceira fase consiste em ionizar um produto cujos benefícios estão diretamente relacionados com o princípio ativo do produto.
Essa técnica representa um avanço significativo em relação aos tratamentos disponíveis até há pouco tempo, uma vez que o equipamento possibilita alcançar melhorias visíveis desde a primeira aplicação.

Como proceder a terceira fase:

Para a aplicação são utilizadas duas canetas eletrodos ( pequenas ) também chamadas de bastonetes , enrola-se um algodão na parte metálica de cada caneta  junto com uma solução aquosa, geralmente solução N.M.F., (Natural Moisturizing Factor, fator hidratante sintético semelhante ao encontrado na pele, rico em aminoácidos, lactato e sais), conhecida por Uréia, pode-se utilizar também  produtos de lifting, lipossomas  ou produtos hidratantes e rejuvenescedores ionizáveis de sua preferência.

Aplicação:

Obs: para todos estes movimentos a intensidade do equipamento deve estar sempre no 2 ou 3 no máximo.

Inicie a sessão, utilizando os terminais de inserção, com bastonetes embebidos em produto cosmético, pela região supra clavicular, posicionando os bastonetes em paralelo e de forma ascendente, movimente-os até a região mandibular, sempre de forma lenta. Repita o movimento até completar a circunferência de toda a região cervical anterior (pescoço).

Movimente os bastonetes em paralelo e de forma ascendente, por toda a região mentual

Movimente os dois bastonetes horizontalmente e em paralelo epor toda a região do mento, repita a operação do outro lado.

Fixe um bastonete na região do músculo depressor do ângulo da boca e movimente o outro por toda a região nasogeniana.

 

 

Movimente conjuntamente os bastonetes em paralelo, iniciando na região da mandíbula até alcançar a metade da face.

Movimente os bastonetes em paralelo a partir da metade da face até a região do músculo orbicular dos olhos (pálpebra inferior).

Percorra a pálpebra inferior, utilizando os bastonetes em paralelo, iniciando o movimento pelo lado externo dirigindo-se ao interno, de forma lenta.

Com os bastonetes em paralelo movimente-os de forma a percorrer a pálpebra superior, desde a parte externa até alcançar a interna.

Movimente os bastonetes em paralelo, intercalados pelo supercílio, desde a região externa até a interna.

Movimente os bastonetes em paralelo, formando um leque desde a lateral externa dos olhos até o início do couro cabeludo.

Faça um semicírculo imaginário entre os supercílios e vá movimentando os bastonetes em paralelo sobre o mesmo por toda a região frontal, formando um leque.

É certo que essas melhorias são temporárias mas conforme o tratamento vai sendo realizado, os benefícios tornam-se mais duradouros, pois o efeito da corrente continua agindo mesmo após a aplicação. Esses benefícios não são definitivos visto que os efeitos do tempo continuarão a incidir sobre o organismo.

Atuação das Microcorrentes no Quadro Acneico

No processo acneico, as aplicações das microcorrentes devem ser realizadas após a fase de descontaminação da pele.

Neste quadro os objetivos de uso das microcorrentes são ativação do processo de cicatrização, energização dos tecidos com conseqüente incremento do metabolismo e aumento do mecanismo de defesa imunológica da pele, além da acentuação da drenagem veno-linfática.

Como na pele acneica observamos uma congestão sangüínea muitas vezes perceptível por certa ruborização, a influência das microcorrentes proporciona um efeito de descongestão e atua como antiinflamatório.

Aplicação das Microcorrentes no Pré e Pós-Cirúrgico

Antes da cirurgia plástica é importante o preparo da pele quanto aos aspectos de hidratação, nutrição e elasticidade que beneficiam o momento cirúrgico tanto favorecendo a atuação do médico como o próprio paciente.

A aplicação das microcorrentes pode ser feita em 10 sessões antes da cirurgia em uma ou duas aplicações semanais. Podem ser associados produtos cosméticos ionizáveis com princípios ativos hidrantes e nutritivos nesta fase de pré-cirúrgico.

Após a cirurgia as microcorrentes podem ser utilizadas como auxiliares no processo de redução de edemas e hematomas e ainda como elemento de ativação do processo de cicatrização.

Contra-indicações
 

  • Alergia ou irritação á corrente elétrica
  •  Sobre útero grávido
  • Eixo cardíaco
  • Eixo de marca passo

Obs: O uso de microcorrentes em pacientes desidratados pode causar náuseas, tontura e/ou dores de cabeça.

O paciente pode se queixar de “ choques “ elétricos quando a microcorrente é aplicada em um tecido cicatricial.

Indicações

  • Acne ( antinflamatório, cicatrizante, bactericida, e antiedematoso )
  • Involução cutânea ( aumento do número de fibroblastos e realinhamento das fibras colágenas, potencializa a circulação linfática diminuindo edema )
  • Pós operatório de cirurgia plástica ( cicatrizante, antinflamatório, e antiedematoso )
  • Estrias ( rearranjo das fibras colágenas )
  • Eliminação de metabólitos celulares, relaxamento muscular, restabelecimento da bioeletricidade tecidual )
  • Celulite ( antiedematoso )
  • Pós Peeling ( cicatrizante, antinflamatório )
  • Iontoforese

CONTRA INDICAÇÕES RELATIVAS

·         GESTAÇÃO EM QUALQUER FASE.

·         PRÓTESES METÁLICAS NO LOCAL DE APLICAÇÃO.

·         DOENÇAS CARDIACAS, COMO ARRITMIAS SEVERAS,INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA.

·         ENCURTAMENTO FUNCIONAL DO MÚSCULO.

·         TRAUMAS LOCAIS.

·         PERDA DA INTEGRIDADE DA PELE NO LOCAL DA APLICAÇÃO.

·         SENSIBILIDADE ALTERADA.

 

HOME | QUEM SOMOS |SOLICITE SEU ORÇAMENTO |  CONHEÇA NOSSA LOJA VIRTUAL | CONTATO | LOCALIZAÇÃO PARCEIROS E CLIENTES

Formas de pagamento: Dinheiro, Cartões de Crédito e Débito, Depósito Bancário, Transferência Eletrônica e Financiamento.

American ExpressDepósito BancárioTransferencia eletrônica   

Tudo Estética © Rua Pedro Belegarde n. 118 - Tatuapé - São Paulo - SP  Televendas: 011 - 2225 2763 e 011 - 2295 3143

E-mail: tudoestetica@tudoestica.com MSN: tudo_estetica@hotmail.com  Skype: tudoestetica1
Criação: www.comerciobrazil.com